descentralizaí

Esses são os projetos que mais diretamente promovem a missão da Misturaí: aproximar mundos.

São essas ações e eventos que colocam pessoas que não costumam conviver, muitas vezes, pela primeira vez em contato. Esse é o primeiro passo para que, no futuro, elas genuinamente se preocupem e confiem umas com as outras, colaborando para um mundo melhor!

revitalizaí

Descrição geral: revitalização de espaços comunitários, tornando os ambientes mais educativos e propícios ao desenvolvimento e crescimento das crianças/adolescentes

Custo geral mensal:  (atualmente, estamos funcionando sem qualquer orçamento, apenas com trabalho voluntário e doação de peças)

Atividade 1:  revitalização da Vila Planetário. Pintura de calçadas, montagem de bancos, grafitagem dos muros através de oficina de desenho com as crianças

Custo: 

Recursos necessários:  paletes, tintas para pintura e spray para grafite

Status:  em andamento

culturaí

Esses projetos buscam, antes de mais nada, aproximar as pessoas de expressões culturais que comumente elas não têm acesso. Indiretamente, contudo, através dessas ações e eventos, pessoas que pouco convivem acabam também por dividir espaços, ideias e saberes. Novamente, de forma natural, a mistura acaba por acontecer.
Esses projetos são os que, num primeiro momento, estão menos orientados à promoção da missão da ONG, tendo muito mais um viés de ajuda àqueles que precisam melhorar suas condições de vida. Contudo, estimular o emprego e o empreendedorismo em comunidades pobres acaba por empoderar seus moradores e isso é o primeiro passo para que a mistura aconteça. Quando esses aprendem a produzir comida, artesanato, roupas etc., elas passam a se inserir de uma forma mais ativa em um espaço social comumente ocupado pela classe média. O trabalho, a produção, nesse sentido, aproximam.

empregaí e empreendaí

pedalaí

Descrição geral: aproximação, através do ciclismo, entre a classe média e a periferia

Custo geral mensal:  (atualmente, estamos funcionando sem qualquer orçamento, apenas com trabalho voluntário e doação de peças)

Atividade 1:  consertos gratuitos de bicicletas em comunidades pobres, inicialmente na Vila Planetário e na Cabo Rocha

Datas e horários:  quintas-feiras das 9h às 17h na Planetário e sextas-feiras das 9h às 17h na Cabo Rocha

Custo:  2 oficineiros por dia (total, 8 dias por mês):          2 x 8 x 100 reais; Peças: 300 reais = 1900 reais por mês (no início do projeto, os oficineiros estão trabalhando gratuitamente)

Recursos necessários:  doações de peças de bicicleta

Status:  as oficinas já estão em curso 

Atividade 2:  passeios ciclísticos por áreas da periferia, inicialmente passando pela Bom Jesus e Morro da Cruz

Datas e horários:  sábados, das 10h às 14h, uma vez por mês

Custo:  2 guias por passeio (total, 1 dia por mês):

100 reais x 2 = 200 reais por mês (no início do projeto, os guias estão trabalhando gratuitamente)

Recursos necessários: 

Status:  ainda uma ideia

batucaí

varzeiaí

ressocializaí

pesquisaí

politizaí

dançaí

palestraí

Entre em contato, questione, saiba mais        |        misturaipoa@gmail.com     |     © 2020 Misturaí