As atividades pontuais da Misturaí, focadas em uma série de eventos e na aproximação entre a classe média e comunidades periféricas, iniciaram no final de 2017 e ocorrem desde então.

ATIVIDADES PONTUAIS

Face.png
Insta.png
conversa sobre coronavírus
com a população de rua
mar.
2020
palestra coronavírus
Tivemos a presença de uma médica, no início da pandemia do Covid-19, na sede da Misturaí na Planetário. Ela proferiu uma palestra para informar aos moradores os cuidados a serem tomados e mais dados sobre o vírus.
Também no início da pandemia, a Misturaí participou de uma reunião com diversas representações de outras comunidades e ONGs e com a população de rua para debaterem sobre os cuidados e as necessidades de todos.
lançamento do costuraí
Um dos sonhos do nosso projeto tornou-se realidade. Agora, além da cozinha, temos um novo espaço de mistura.
Lançamento do Descongelaí
Reunião Virada Sustentável
dia da mulher
Lançamento dos Abadás do Bloco das Pretas
No dia 8 de março, organizamos um lindo evento feito pela e para as meninas e mulheres incríveis ligadas ao projeto. O mesmo contou com o lançamento de nossa coleção de abadás do Bloco das Pretas, uma performance das meninas pernaltas e um show da Batucaí lideradas pela mestra Alexsandra tocando Negra Jaque.
mar.
2020
Antes da forte indicação para o afastamento social, realizou-se uma reunião sobre a Virada Sustentável 2020, que ocorreria em abril. Contudo, em função do coronavírus, o evento foi adiado, inicialmente, para ocorrer em novembro de 2020.
mar.
2020
O curso de conservação por meio do congelamento e o modo correto de descongelar alimentos foi mais um avanço para a Misturaí. Com o Descongelaí, o desperdício é praticamente nulo.
aulas de culinária
Doação de instrumentos pelas Batucas
Projeto de Reforma da Fachada
A sede da Misturaí, na Vila Planetário, tem o primeiro projeto de transformação de sua fachada delineado. 
As Batucas, grupo de mulheres apaixonadas por percussão, nos doou mais de 20 instrumentos novinhos em folha. Graças a essas maravilhosas madrinhas, o projeto Batucaí ganha ainda mais fôlego.
Os cursos de culinária seguem firmes em nossa cozinha.
fev.
2020
Implementação da Rede Wifi comunitária
Reforma da Costuraí
Cadê a Infância
Jogo de Integração Planetário - Bom Fim
A Misturaí investiu em um plano de internet que tem permitido a inclusão digital de muitos moradores.
Um mutirão garantiu a reforma de uma sala, agora o espaço mais belo de nossa sede, para abrigar o projeto Costuraí.
Nossos já parceiros de longa dada voltaram à Vila para fazer a alegria da gurizada.
O futebol sempre foi uma das formas mais simples e diretas de aproximar mundos. Uma vez mais, a mistura forjada pelo amor ao velho esporte bretão serviu para furar bolhas sociais.
JAN.
2020
DEZ.
2019
jan./fev.
2020
Passeios a diferentes parques aquáticos
As crianças da Vila Planetário, que dificilmente têm condições de ir para a praia no verão, tiveram a oportunidade de ir, por três oportunidades, aos parques aquáticos da região metropolitana.
JAN.
2020
Inauguração do forno
Um forno doado pelas irmãs maronitas da Igreja Nossa Senhora do Líbano foi inaugurado em nossa cozinha. Agora, passamos a produzir pães para serem distribuídos na comunidade.
Inauguração da biblioteca e ludoteca
Uma biblioteca e ludoteca patrocinada pelo Bancos dos Livros foi inaugurada e contou com a participação ativa das crianças até a necessidade de fecharmos a sede por conta da pandemia.
Reuniões sobre Projetos na Comunidade
Os moradores, em especial, as moradoras, da Vila Planetário passou a enxergar a sede da Misturaí como um local de encontro e de planejamento da vida comunitária.
nov. /
DEZ.
2019
Natal na Planetário
Uma vez mais com o apoio das irmãs da Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano, distribuímos mais de 100 bolas e outros brinquedos para as crianças da Vila Planetário.
dez.
2019
Um lindo Festival com vários artistas do Brasil e da África celebrou, por mais de 12 horas, várias dimensões da cultura africana. Diferentes estilos musicais, dança, moda, culinária como muitas cores e ritmos.
Participação no Creathon (Pacto Alegre)
O Creathon foi um projeto que estimulou a criação de soluções criativas para o problema do lixo urbano em Porto Alegre. Mesmo não sendo classificada entre as finalistas, a Misturaí marcou presença apresentando uma solução para a questão da acumulação de resíduos pelos recicladores da Vila Planetário
nov.
2019
Participação no Projeto Cultura Cidadã (Pacto Alegre)
A Misturaí foi peça importante na construção de um projeto para o desenvolvimento de um projeto focado na promoção de noções de cidadania entre os porto-alegrenses.
Festival Africanidades
Dia das Crianças na Planetário
OUT.
2019
Mais um dia das e para as crianças da Vila
A Semana Lixo Zero realizou uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a produção excessiva de lixo em nossa cidade. A sede da Misturaí recebeu palestras, oficinas e um show de reggae em um domingo chuvoso, mas animado.
Semana Lixo Zero
A Misturaí apoiou um coletivo dos moradores da Alameda e o coletivo Poa Inquieta na revitalização da praça ao lado do terminal da Escola Marcirio Goulart da Costa
Reforma da Praça da Alameda
Apoiando a ONG SUVE, que há muitos anos organiza esse baile na região leste de Porto Alegre, trouxemos o bairro para as comunidades da Planetário e Tio Barnabé. Foi uma noite de sonhos para muitas meninas e suas famílias.
Baile de Debutantes Solidário
Dia Mundial da Juventude

Em um evento organizado em parceira com os Engenheiros Sem Fronteiras, contamos com o trabalho voluntário de muitos jovens para fazermos uma série de melhorias na Planetário e no Morro da Cruz.
festa julina da planetário

Repetimos a dose de 2018 organizando uma linda Festa na Vila Palnetário. Além da parceria com os patinetes da Grow, como o coletivo de ciclistas Carga Positiva e com os Engeneiros Sem Fronteiras, tivemos também a colaboração dos blocos Avisem a Shana que Amanhã Vai Chover e Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só. Brincadeiras para as crianças e muita música para os adultos fizeram a alegria de todes!
ago.
2019
jul.
2019
set.
2019
Uma vez mais colaboramos com o Coletivo Autônomo para a organização de uma belíssima festa de São João no Morro da Cruz. O evento foi um sucesso de público e mobilização da comunidade.
jul.
2019
festa julina no morro da cruz
Um lindo evento de descentralização trouxe uma incrível diversidade à Vila Planetário. Além de um almoço de confraternização, grupos de fanfarra deram um show. Um grupo exclusivamente composto por negros do RJ, um grupo exclusivamente composto por mulheres de SP e um grupo de franceses errantes se juntaram ao samba da Vila para nos mostrar que a alegria não tem cor, gênero, posição geográfica ou social.
Descentralização do honk

A fim de fazer com que a comunidade da Vila Planetário se apropriasse da descentralização do Honk, 3 semanas antes foi promovido um almoço com diversas apresentações musicais que aproxmiaram es artistas e a comunidade. A sinergia desse encontro deu outro brilho ao evento.
pré-honk
maio
2019
Na Vila Planetário, no mesmo dia do torneio, a celebração da mistura de culturas foi completada com a premiação do torneio e 5 shows musicais representando essas 5 culturas. Além disso, um almoço foi servido a todes e grafites celebrando essa diversidade deram um colorido especial ao evento.
Descentralização da virada sustentável na vila planetário

No Parque da Redenção, por dois domingos, reunimos times masculinos, feminos e infantis do Senegal, Haiti, Morro da Cruz, Planetário e Bom Fim para confraternizarem através do futebol. O árbitro da CBF Franscisco Neto e o craque Tinga abrilhantaram a final do evento.
Descentralização da virada sustentável no parque da redenção

abr.
2019
No Morro da Cruz, uma série de atividades muito bacanas foram realizadas. Nem a chuva que caiu forte durante todo o dia nos desanimou. Conserto de bicicletas, isolamento térmico de uma casa com caixas de leite, roda de conversa sobre a Lei Maria da penha, exposição de fotos das crianças da comunidade, desfile de moda com as Top-avós do Morro foram atividades realizadas nesse dia. Como recompensa, muitos sorrisos!!!
Para uma instituição pequena e sem orçamento, organizar a descentralização de um evento de grandes proporções como a Virada Sustentável é foi um grande desafio. Durante todo o mês de março, nos reunimos incontáveis vezes, fizemos mutirões e visitas variadas. Deu muito trabalho, mas valeu a pena.
Descentralização da virada sustentável no morro da cruz

forte mobilização para a Descentralização da virada sustentável 

abr.
2019
mar.
2019
brincadeiras tradicionais planetário (apoio: cadê a infância)
O coletivo Cadê a Infância traz regularmente à Vila Planetário brincadeiras tradicionais que sempre fazem a alegria das crianças.
Parte da comunidade do Morro da Cruz pôde desfrutar durante um dia de um local que, usualmente, somente sócios do clube União frequentam. A diversão e a possibilidade foram absolutamente incríveis, a mistura se fez!
passeio para a ilha do pavão
(apoio à associação dos moradores do MDC)
visita ao planetário (UFRGS) com as crianças da planetário
Esta visita, por incrível que possa parecer, foi a primeira que as crianças da Vila Planetário fizeram. Mesmo que a vila seja vizinha do Planetário, e tenha seu nome, provavelmente, escolhido em função desta vizinhança, os próprios moradores não tomaram por si sós a atitude de visitá-lo, de conhecê-lo. A mistura, mais uma vez, favorece caminhos que poderiam ser óbvios, mas não são.
mar.
2019
jan.
2019
No Hackatown Mobilidade, em 2018, a Misturaí ficou com a incumbência de garantir a diversidade dos participantes. O resultado do evento foi um absoluto sucesso. por muitas razões. Houve, por três dias, a participação ativa de mais de 100 pessoas, entre especialistas e público em geral, e ótimas propostas foram construídas. Muitos bairros periféricos foram representados, diferentes etnias (inclusive indígenas) se fizeram robustamente presentes, cadeirantes, deficientes visuais e surdos foram ouvidos. Nesse aspecto, a missão das Misturaí de aproximar comunidades foi satisfatoriamente cumprida.
hackatown mobilidade - apoio ao coletivo envolvido
Em dezembro de 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, fazendo uso de uma nova tecnologia de interação social, organizou seu primeiro Hackathon para construir, junto a diferentes comunidades da cidade de Porto Alegre, soluções para o grave problema da violência contra as mulheres e a comunidade LGBTQI. A participação da Misturaí nesse evento foi central. Além de ser decisiva para a mobilização de participantes de diferentes comunidades (Bom Jesus, Vila dos Papeleiros, Mario Quintana, Rubem Berta, Morro da Cruz e Bom Fim), a Misturaí também facilitou o evento, levando à Secretaria a tecnologia do Hackathon.  A participação ativa de mais de 70 pessoas e a produção de uma excelente lista de propostas de ação atestaram a qualidade do evento.
hackathon social - violência contra as mulheres e comunidades lgbtqi
jan.
2019
dez.
2018
A Misturaí apoiou duas festas de Natal na Planetário em 2018. Uma delas com o clube de mães da Vila, que contou com artistas de teatro e outras atrações. A outra  foi em apoio ao Emaus, com as crianças da Planetário. 
dez.
2018
natal na planetário
Ações pontuais e importantes como as aulas de Yoga e as Oficinas de Grafite são movimentos lúdicos que estimulam a criatividade e o reconhecimento em si de inúmeras potencialidades.
A revitalização da praça foi uma ação que mexeu em várias estruturas do Morro da Cruz. Com o apoio da comunidade local, foi possível fazer mutirão de coleta de lixo, pintar e grafitar muitas residências e espaços públicos, promover um brechó de moradoras com itens doados, ter acesso a um espetáculo de teatro de rua, shows musicais, suporte de profissionais da saúde e de atividades físicas. Foi um domingo inteiro, da manhã à noite, com uma mistura linda em prol daquela comunidade.
nov.
2018
yoga e oficinas variadas (desenho e grafite)
com as crianças da planetário
ago.
2018
festa de revitalização da praça do morro da cruz
jun.
2018
mutirão na planetário (desentupimento da
Esta festa, realizada com o apoio da comunidade, foi um marco positivo para todos. Envolveu revitalização do espaço comunitário com pintura e grafite, pessoal de enfermagem com medição de pressão e dicas de saúde para os moradores, vendas de comida e bebida pelos moradores da vila, teatro de rua, músicos e cantores de outras comunidades, oficinas diversas e um orientador físico que orientou as crianças no uso do Slackline .
Em 2018 um grande mutirão foi organizado para resolver um problema histórico de alagamento em um dos poucos locais de convívio da comunidade. Esta ação gerou entusiasmo e vibração de todos e a partir daí, foi construída a parceria com a Misturaí para a organização de uma grande Festa Julina, algo que elevou a autoestima da comunidade.
Voluntários se disponibilizam para ações que podem significar muito nas comunidades mais vulneráveis. A mistura acontece quando as histórias tomam vida pela voz e gestual de quem se doa. O mesmo acontece com a música. Quem teve oportunidade, quando pequeno, de tocar as teclas de um piano? 

festa julina na planetário
abr.
2018
contação de histórias e oficina de piano
(apoio à escolhinha do morro da cruz)
rede de esgotos)
mar.
a nov.
2018
curso de educação para a cidadania
(apoio ao saju - ufrgs)
A educação para a cidadania é mais uma ação que tem o intuito de unir, integrar e  misturar comunidades carentes de conhecimento e de oportunidades com estudantes e docentes que possam fazer a ponte entre esses mundos distintos e criar possibilidades de avanços educacionais.
No Morro da Cruz a festa de Natal foi muito comemorada pelas crianças. Incentivar e apoiar eventos como esse faz com que a comunidade como um todo se fortaleça, crie expectativas e faça movimentos positivos para que essas ações se tornem cultura local.
O Faça Acontecer, um mutirão com o apoio de uma ONG dinamarquesa foi organizado para cultivar nas crianças a importância de se cuidar de espaços públicos. Essa preocupação foi ampliada com a organização de uma grande Festa de Revitalização da Praça da Cruz.
dez.
2017
natal no morro da cruz
apoio à associação de moradores do morro da cruz

Entre em contato, questione, saiba mais        |        misturaipoa@gmail.com     |     © 2020 Misturaí